EnsinaLaura Aidar, Arte-educadora, fotógrafa e artista visual, que o pintor Pablo Picasso (1881-1973) foi um artista plástico espanhol e um dos maiores mestres da arte do século XX.
Picasso foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma produtividade artística inigualável. Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros suportes, onde utilizava diversos materiais. Também foi um dos fundadores do Cubismo, uma das vanguardas europeias que faz parte da arte moderna. O cubismo buscou desconstruir geometricamente a imagem e trazer novas possibilidades artísticas além da mera reprodução. O artista foi muito influenciado pelas artes grega, ibérica e africana, facilmente visíveis em suas obras.
Picasso foi o único artista a receber uma exposição no Museu do Louvre em Paris e a entrar para seu acervo ainda em vida. Em seu aniversário de 90 anos, oito telas adquiridas pelo governo francês foram expostas com grande festa no Grande Salão do Louvre
Picasso dizia: “Quis penetrar sempre mais fundo no conhecimento do mundo e dos homens, a fim de que esse conhecimento nos liberte cada dia mais”. Esse homem homem do mundo, teve grandes amigos: o poeta Pablo Neruda, nosso Jorge Amado e tantos outros infectais que em momentos difíceis sempre apoiou.

FRANCISCO CARTAXO MELO, Aposentado como professor da UECE, economista/Analista de Planejamento da Seplag/Iplance Consultor organizacional FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais)