MOQUECA DE TILÁPIA COZINHA RÁPIDA

Antes de darmos a receita, contamos, resumidamente, a origem e portanto, a história da TILÁPIA: “Oriunda da África e do Oriente Médio, ela foi introduzida às águas tropicais e subtropicais do solo brasileiro nos anos 60/70 e hoje é um fenômeno de produção. De acordo com o Anuário Peixe BR 2021, produzido pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum”.  Registros históricos também indicam que esse peixe já era cultivado em aquicultura há 4 000 a.C, no antigo Egito; a tilápia do Nilo, proveniente da Costa do Marfim no Oeste africano, foi introduzida no nordeste em 1971 e, então, distribuída pelo país; a tilápia tem uma história de 4.000 anos de relações com os humanos, sendo 1000 anos mais antiga que a criação da carpa, outra espécie bastante difundida mundialmente. A reprodução da tilápia-do-Nilo é uma responsabilidade da mãe, quem cuida sozinha da prole; o macho arrumar o ninho e tenta atrair outras fêmeas para o acasalamento; depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, atrás de China (1,8 milhão de tonelada), Indonésia (1,1 milhão de tonelada) e Egito (800 mil toneladas).

 RECEITA DA TILÁPIA – Ingredientes para 6 porções

  1. 800 g file de tilapia
  2. cebola
  3. tomates maduros
  4. pimentões/ vermelho e amarelo
  5. 1 garrafinha de leite de coco 300 ml
  6. Azeite
  7. Azeite de dende
  8. Sal
  9. Lemon Pepper ou outro tempero
  10. Coentro

Instruções de cozinha

Tempere os filés de tilápia, 

Não carregue muito no tempero e no sal.

Corte em rodelas a cebola, tomate e os pimentões.

Em uma panela coloque dois fios de azeite e 2 de azeite de dendê, ou até que o fundo da panela esteja coberto dos azeites. Não coloque muito dendê pra não ficar muito forte e perder o sabor do peixe. Em seguida coloque uma camada de cebola, tomate e pimentão, tempere com sal e caso queira pimenta do reino.

Por cima dos legumes coloque o peixe dando continuidade nas camadas. Cubra o peixe com o restante das camadas de cebola, tomate e pimentão e tempere com sal. Acrescente o leite de coco e mais dois fios de dendê.

Tampe a panela, e deixe em fogo baixo para médio.

Não é necessário colocar água, a água que solta dos legumes junto ao leite de coco e o dendê fazem o cozimento.

Por último acrescente coentro ou salsinha se preferir.

(SIRVA COM A GUARNIÇÃO APROPRIADA AO SEU PALADAR)

NOEMIA ALEXANDRE ESCREVE E COMENTA, SOBRE GASTRONOMIA

Edição Atual

Equipe

EDITOR E ARTICULISTA

Francisco Cartaxo Melo

 

DESENVOLVEDOR

Miguel Alencar dos Santos

 

CONSULTOR

Prof. Homero Leonardo

 

DESIGNER

Camila Alves

 

COLABORADORES 

Erica Bonito Félix

José Alderi Barbosa

Josefini Dantas

Lea Raniere

Lea Ferreira de Melo

Constâncio José de Melo

Noemia Alexandre

Eulália de França Bezerra