Antes de darmos a receita, contamos, resumidamente, a origem e portanto, a história da TILÁPIA: “Oriunda da África e do Oriente Médio, ela foi introduzida às águas tropicais e subtropicais do solo brasileiro nos anos 60/70 e hoje é um fenômeno de produção. De acordo com o Anuário Peixe BR 2021, produzido pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum”. Registros históricos também indicam que esse peixe já era cultivado em aquicultura há 4 000 a.C, no antigo Egito; a tilápia do Nilo, proveniente da Costa do Marfim no Oeste africano, foi introduzida no nordeste em 1971 e, então, distribuída pelo país; a tilápia tem uma história de 4.000 anos de relações com os humanos, sendo 1000 anos mais antiga que a criação da carpa, outra espécie bastante difundida mundialmente. A reprodução da tilápia-do-Nilo é uma responsabilidade da mãe, quem cuida sozinha da prole; o macho arrumar o ninho e tenta atrair outras fêmeas para o acasalamento; depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, atrás de China (1,8 milhão de tonelada), Indonésia (1,1 milhão de tonelada) e Egito (800 mil toneladas).
RECEITA DA TILÁPIA – Ingredientes para 6 porções
- 800 g file de tilapia
- 1 cebola
- 4 tomates maduros
- 2 pimentões/ vermelho e amarelo
- 1 garrafinha de leite de coco 300 ml
- Azeite
- Azeite de dende
- Sal
- Lemon Pepper ou outro tempero
- Coentro
Instruções de cozinha
Tempere os filés de tilápia,
Não carregue muito no tempero e no sal.
Corte em rodelas a cebola, tomate e os pimentões.
Em uma panela coloque dois fios de azeite e 2 de azeite de dendê, ou até que o fundo da panela esteja coberto dos azeites. Não coloque muito dendê pra não ficar muito forte e perder o sabor do peixe. Em seguida coloque uma camada de cebola, tomate e pimentão, tempere com sal e caso queira pimenta do reino.
Por cima dos legumes coloque o peixe dando continuidade nas camadas. Cubra o peixe com o restante das camadas de cebola, tomate e pimentão e tempere com sal. Acrescente o leite de coco e mais dois fios de dendê.
Tampe a panela, e deixe em fogo baixo para médio.
Não é necessário colocar água, a água que solta dos legumes junto ao leite de coco e o dendê fazem o cozimento.
Por último acrescente coentro ou salsinha se preferir.
(SIRVA COM A GUARNIÇÃO APROPRIADA AO SEU PALADAR)
NOEMIA ALEXANDRE ESCREVE E COMENTA, SOBRE GASTRONOMIA